Líder da APIT eleito novo presidente da Rede de Auditores Fiscais de Língua Portuguesa

Nuno Barroso, presidente da Associação dos Profissionais da Inspeção Tributária (APIT) e funcionário da Autoridade Tributária desde 1996, foi ontem eleito presidente da Rede de Auditores Fiscais de Língua Portuguesa (RAF/LP) com sede em Brasília, reúne as Associações Profissionais e/ou Sindicais, representativas dos Auditores Fiscais e Inspetores Tributários e Aduaneiros, que trabalham nas Administrações Fiscais e Alfandegárias dos países que constituem a CPLP.

Em comunicado, a APIT dá conta que decorreu ontem, 13 de junho, na cidade de Fortaleza (Brasil), e no decurso do segundo Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, a eleição dos órgãos dirigentes da Rede de Auditores Fiscais de Língua Portuguesa. Desta eleição, resultou a seleção de Nuno Barroso, líder da APIT, como presidente da RAF/LP e de Rroberto Kupski, presidente da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE) como vice-presidente da RAF/LP.

“Esta entidade surge como concretização do empenho colocado na promoção de uma reflexão permanente sobre matérias fiscais estruturantes, e aposta no desenvolvimento das parcerias entre os países da CPLP, na criação de espaços de trabalho e de diálogo que potenciam a partilha de saberes, de conhecimentos e de experiências, e no reforço dos laços que nos unem e que vão muito além da língua que partilhamos”, avança a APIT em comunicado.

No caderno de encargos do novo presidente da RAF/LP está, segundo Nuno Barroso, a vontade de “ativamente” contribuir para o desenvolvimento de sistemas fiscais modernos, que “assegurem os princípios basilares de justiça e equidade e que promovam o crescimento sustentável, num contexto de defesa de Justiça Fiscal em prol de Justiça Social”.

Nuno Barroso, 44 anos, inspetor tributário na direcão de Finanças do Porto, é mestre em políticas comunitárias e cooperação territorial pela Universidade do Minho e pela Universidade de Vigo.

About the author: